quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

História Actual 2 - ETAR

Ora vejamos,  temos vários problemas resolvidos no nosso querido bairro,  temos iluminação pública e fornecimento de energia electrica, telecomunicações, arruamentos bem delineados e alcatroados, passeios, áreas públicas bem defenidas e infra estruturas de saneamento básico.

Por mais incrível que pareça não podemos/devemos ligar os nossos esgotos domésticos à rede de saneamento,pois falta construir a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais),  continuamos a ter de utilizar as nossas velhas fossas sépticas, uma vergonha, tendo em conta que já foi prometida verbalmente, nunca de outra forma,  a construção de uma ETAR há mais de 10 anos, torna-se ainda mais vergonhoso, quando a dita ETAR é utilizada como propaganda politica enganosa pelo SMAS, conforme mostro um exemplo no fim deste texto, está em fase de projecto dizem os senhores do SMAS, é ridiculo...

ATENÇÃO. Todos os proprietários de terrenos que queiram construir a sua habitação nas Raposeiras têm que ter no projecto a dita fossa e pagar pela sua construção, quando têm as infra estruturas a passar a meia dúzia de metros, pagas por todos nós, prontas a serem utilizadas, mas falta a ETAR!!! PORQUÊ??? Será isto uma falha dos proprietários e moradores do Bairro das Raposeiras, quem é que prometeu há muitos anos, afinal de quem é que é a responsabilidade de tal obra não estar concluida?




"Nº7 DEZEMBRO 2003 - INFOMAIL

Na despedida do ano de 2003, é uma boa altura para anunciar as obras programadas para 2004


Uma rede adequada


As ETAR são o destino mais adequado para os efluentes de características poluentes, garantindo a protecção da saúde pública e dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. No território do Concelho de Sintra (320 km neste momento, são tratados 98% das águas residuais. São servidos 363 mil habitantes (só 500 pessoas utilizam processos de tratamento individualizados, as chamadas fossas sépticas). Para isso servem os 1000kmde redes de drenagem, os mais de 50 km de interceptores/emissários e as dez Estações de Tratamento de Águas Residuais em funcionamento. Temos ainda uma ETAR em fase de início de exploração; outra em fase de adjudicação de obra, e estão no começo as obras de ampliação da ETAR de Montelavar. Em fase de projecto encontram-se previstas as ETAR de Atalaia e Ulgueira, Negrais, Alcolombal, Odrinhas, Areias, Funchal, Barreira, S. Miguel e Alvarinhos; Coutim Afonso, Quarteiras e Raposeiras, Almorquim, Silva, Faião, Cabrela, Bombacias, CarneAssada e Godigana.
                                                                                                 "

Nenhum comentário:

Postar um comentário